Food Design: Uma interessante temática

O Food Design parece estar em voga ultimamente entre os designers de produto. A cada dia, novos produtos com essa temática vem surgindo, trazendo soluções interessantes de praticidade, divertidas e até mesmo muitas vezes consideradas bizarras.

Mas o que vem a ser esse tal de Food Design?

Food Design, como o próprio nome já diz, é todo e qualquer design relacionado à alimentos e alimentação. Esta categoria do design inclui desde talheres a utensílios de cozinha, passando por pratos, copos além do conteúdo destes, brincando com formatos de alimentos e novas formas de apresentação dos mesmos. Existem, inclusive, escolas de design na Europa voltadas principalmente pare esta vertente do design.
E tudo isto só reforça uma afirmação que costumo fazer: O designer de produto pode fazer (projetar) qualquer coisa (claro que com uma adequada instrução e formação) – e talvez, por causa disso, muitos acreditem se considerar essenciais, mas isto é objeto de uma outra discussão.

Deliciosos exemplos

Para ilustrar todo esse papo, vamos à alguns exemplos recentes de “invenções” do âmbito do Food Design.

James da alemã Sternform Produkt Design, um prato prático para festas.

Esse prato diferente e bacana, tem um formato apropriado para encaixar copos de vinho e champagne por exemplo, é perfeito para vernissages e festinhas, deixando uma das mãos livres, o que é sempre útil para cumprimentar amigos, por exemplo.

Spork por Joachim Nordwall, um designer escandinavo, para a empresa sueca Light My Fire.

sporks-in-zigzag-11-col-mix spork-use

De todas as cores, diferentes tamanhos e materiais, a Spork é ao, mesmo tempo, colher+garfo+faca em um só produto. Produto bem bacana e criativo, porém, só me vem uma duvida: como cortar o bife com a faca e segura-lo com o garfo ao mesmo tempo?

Cookie Cup do designer Enrique Luis Sardi para a italiana Lavazza.

pop_lavazza pop_lavazza2

 

Feita em biscoito e revestida internamente por um açúcar especial, a Cookie Cup é resultado de um concurso de food design realizada pela própria empresa. Esse revestimento interno, permite que a xícara feita em biscoito, possa ser preenchida de café. Assim, depois de tomar seu cafezinho, você ainda pode degustar sua xícara. Criada em 2003, já é um clássico do Food Design.

Chocode do designer Paolo Barichella em conjunto com o confeiteiro Pierpalo Magni para a italiana Food Design Studio.

350chocode 350ciococode

Barrinhas de chocolate com código de barras impresso. Você deve estar pensando que o código é apenas decorativo, mas não é. O código é verdadeiro, como de qualquer outra embalagem, só que comestível. O chocolate é amargo, com 75% de cacau.

 

Estes são apenas alguns exemplos dessa vertente do design, em um mar de inúmeros projetos desse setor. Com certeza é uma temática interessante e com muitas possibilidades de ser explorada. Quem se habilita a colocar a mão na massa? 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *