Within Temptation – The Unforgiving Album

Within Temptation anda fazendo turnê de seu album lançado em março de 2011, The Unforgiving e a banda esteve pela primeira vez no Rio dia 12 de fevereiro fazendo um show no Circo Voador. Infelizmente perdi o show, mas há tempos tenho desejado falar um pouco deste último álbum.

The Unforgiving traz uma proposta no mínimo diferente dos demais albuns de Within Temptation. Com uma pegada mais comercial, surpreende por toda a estratégia de marketing de lançamento envolvida no trabalho.E aí que começa toda a diversão dos nerds metaleiros de plantão, e também dos designers que adoram traços de desenho de artistas como Romano Molenaar.

Explico. O conceito do álbum é baseado na série em quadrinhos escrita por Steven O’Connell (BloodRayne, Dark 48) e traz personagens e cenários desenhados por Romano Molenaar (Witchblade, Darkness, X-Men). Segundo a banda, cada canção foi escrita seguindo a narrativa de Steven e os personagens principais estão refletidas nas mesmas.

A estratégia de lançamento foi a seguinte: foram combinados os lançamentos dos três quadrinhos omônimos do álbum – The Unforgiving – com três curtas-metragens (Mother Maiden, Sinéad e Triplets.) e singles. Essa combinação, conta a história da personagem principal, Sinéad. Pelo que eu pude ver dos curtas, a história é um tanto quanto sombria, fala de assassinatos, vinganças e antiheróis. Se tiverem a curiosidade – e paciência – de assistir os três curtas, basta clicar aqui, aqui e aqui. A fotografia e narrativa dos vídeos é no mínimo interessante.

Mas vamos ao que interessa: música!

No dia 21 de Janeiro, o primeiro single, “Faster”, foi mundialmente lançado nas rádios. Seu videoclipe foi lançado em 31 de Janeiro, tem uma pegada rock mais comercial.

“Sinéad”, o segundo curta-metragem, foi lançado em 21 de março. O vídeoclipe foi lançado em 10 de junho para promover o lançamento do single e é um pouco mais dançante, menos rock n’ roll.

Outras canções que merecem ser conferidas são Iron (minha preferida), In The Middle of the Night, Fire and Ice, Shot in the Dark. Umas mais pesadas, outras menos, mas todas têm seu valor.

O bacana, é que acompanhando pelo site oficial da banda, percebi que os quadrinhos continuam sendo lançados. Já foram lançados 4 deles – The Unforgiving, Perdition + Penance: Part 1, The Unforgiving, Penance: Part 2, 3 e 4; E a parte 5 já está disponível para pré-venda.

Não sei se a história em si é boa, pois ainda não tive a oportunidade de ler, mas os gráficos são de alto nível, e gostei bastante de sonoridade do album. Mas eu sou suspeita. =)

A página da banda no facebook, além de dar notícias da banda, postar fotos, aceitar postagens dos fãs, ainda oferece para download vários wallpapers oficiais, super bacanas, com imagens dos quadrinhos e vídeos, como a imagem da abertura deste artigo. Tudo free 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *