Salve Jorge!

Agora que nos despedimos de Avenida Brasil (um sucesso indiscutível), damos boas vindas à nova trama de Glória Perez, Salve Jorge, que estréia hoje (22/10/2012).

Na última quinta-feira tive a oportunidade de fazer uma visita ao Projac e participar de um bate-papo com a autora. Glória, sempre muito simpática e receptiva, nos recebeu com muito carinho esclarecendo todas as nossas dúvidas antes e depois de nos apresentar o clip da novela. E o fez com muito orgulho, como uma mãe que apresenta o filho ao mundo.

Eu e Glória Perez

Salve Jorge tem tudo para ser o próximo sucesso da Globo. Glória conseguiu unir magistralmente mundos praticamente opostos em uma só história: Complexo do Alemão e Turquia. Mas antes de contar mais um pouco sobre o encontro, vamos à sinopse da novela para vocês se situarem um pouco melhor:

Salve Jorge’ contará a saga de uma moça guerreira em busca de seus sonhos. Morena (Nanda Costa), uma moça simples do Complexo do Alemão, interrompeu seus planos de conquistar sucesso em uma carreira artística por conta de uma gravidez precoce, consequência de uma decepção amorosa. Alguns anos depois, ela vê a sua sorte virar ao receber uma proposta para trabalhar na Europa. Porém a decisão de ir para o outro lado do mundo atrás de uma vida melhor para sua família a obrigará a se afastar de Theo (Rodrigo Lombardi). Ele é a pessoa certa, na hora errada. Devoto fiel de São Jorge, cavaleiro do Exército, forte, justo e companheiro. Morena mal consegue acreditar que encontrou alguém como Theo depois de tanta desilusão. Mas ele vai ter que esperar. Ela não pode deixar a chance de dar uma guinada na sua vida, na vida de seu filho e de sua mãe. Assim que possível, voltará para seus braços. É isso que Morena deseja, mas mal sabe ela os perigos que se escondem por trás dessa grande oportunidade que lhe foi oferecida por Livia (Claudia Raia). Como ela haveria de desconfiar? Livia é uma mulher sofisticada, acima de qualquer suspeita, mas debaixo dessa aparência inofensiva se encontra uma perigosa peça da rede internacional de tráfico de pessoas.

Quer dizer, o principal assunto da trama é o tráfico de pessoas. Glória Perez sempre nos traz algum tipo de denúncia, fazendo com que suas novelas tenham não somente o objetivo de entreter, mas de também chamar a atenção para algum grave problema social, fazendo com que os telespectadores abram os olhos, saiam da ignorância e até mesmo ajudando muitas pessoas. Acho isso importantíssimo.

O fato é que muitos de nós ignoramos, mas este problema é mundial. Existe uma teia internacional de tráfico de pessoas com três objetivos bem definidos: trabalho escravo (sexual ou não), adoção (bebês são vendidos) e tráfico de órgãos. Glória vai apenas abordar os dois primeiros tipos e vai nos mostrar que há uma verdadeira máfia que lucra muito por trás disto tudo.

Quando perguntei à ela o porquê da Turquia ter sido escolhida como cenário para contar esta história, Glória nos esclareceu de que precisava de um país estrangeiro para o tráfico de pessoas. Logicamente é um país rico culturalmente o que vai dar aquela pitada a mais para a trama, mas Glória fez questão de deixar claro que o problema do tráfico de pessoas não é só Turquia. Pelo contrário. Para quem acha que o Brasil está livre desta, muito se engana, afinal muitos colombianos vêem pra cá atrás de falsas promessas e acabam escravizados nas indústrias.

A personagem de Carolina Dieckman é traficada a princípio para a Espanha, e isso foi feito justamente com o objetivo de mostrar que não é um problema turco. Volto a afirmar que a Turquia é apenas um cenário interessante, como poderia ter sido qualquer outro país.

Mas vamos falar de coisas mais leves 😉

A protagonista Nanda Costa, a autora Glória Perez e o casal de maquiadores Marlene Moura e Rubens Libório vencedores do GP de Cinema Brasileiro de melhor maquiagem pelo filme “O Palhaço”, responsáveis pela maquiagem da protagonista de Salve Jorge.

O elenco conta com grandes nomes, e Nanda Costa faz sua primeira protagonista. Glória aposta nela suas fichas, com a certeza de que será uma grande revelação.

O Complexo do Alemão, onde a personagem Morena (Nanda Costa) vive em um primeiro momento, foi escolhido devido à grande comoção que foi a pacificação dele. A ideia de Glória é mostrar essa comunidade formada por verdadeiros guerreiros, que já suportaram de tudo e ainda assim vivem com alegria e sonhos de ter uma vida melhor. “Uma comunidade que merece ser mostrada” segundo as palavras da autora.

Cidade Cenográfica – Complexo do Alemão

E por que “Salve Jorge”? A resposta é simples: ele é o símbolo do guerreiro. A ideia é mostrar o mito do guerreiro que, apesar de não haver dados históricos que comprovem a existência de São Jorge, ele é padroeiro de alguns países e também cultuado em massa pelos brasileiros. Simbolo também dos cavaleiros do exército que foram os guerreiros que pacificaram o alemão, São Jorge é também a representação do guerreiro que existe dentro de cada um de nós. E São Jorge teria nascido na Capadócia, e acredito que isto tenha influenciado na escolha da Turquia também. 😉

Forte isso, não? Essa novela tem tudo para ser um grande sucesso, e pelas cenas que vi no clip que nos foi apresentado, vai nos emocionar bastante.

 

Cidade Cenográfica de Salve Jorge: O Grand Bazaar de Istambul

Aos poucos falarei mais sobre outros assuntos relacionados à novela: a cultura turca, a arte bizantina e otomana (fique ligado pois lançarei uma série sobre história da arte), a caracterização dos personagem, moda, beleza, enfim, tudo aquilo que vai despertando nossa curiosidade em uma trama tão rica culturalmente como essa.

Vejam mais fotos dos detalhes dos cenários que tive o privilégio de conhecer acessando o link abaixo. A produção de arte da Globo realmente arrasa em tudo o que faz, perfeição define! 😉

Clique aqui para ver fotos do Encontro Salve Jorge no Projac

Cidade Cenográfica de Salve Jorge: Istambul

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *