Mitologia – As Moiras

Olá amigos fãs de mitologia!  Hoje vamos falar de um trio bastante poderoso: as Moiras.

As Moiras de Strudwick - A Golden Thread, 1885
As Moiras de Strudwick – A Golden Thread, 1885 – óleo sobre tela

As Moiras eram três irmãs que detinham nas mãos o destino de homens e deuses. E por isso eram tão poderosas. Para os gregos, eram elas que teciam o destino de todos no mundo. Alguns acreditavam que eram mulheres idosas e maltratadas, e outros jovem e belas donzelas, mas sempre com aspecto um tanto sinistro.

O trabalho delas consistia em tecer o fio da vida de cada um. Para isso utilizavam-se de uma roca de fiar especial, também conhecida como Roda da Fortuna. Ao tecer a vida de uma pessoa, por vezes o fio passava na parte de cima da roda, por vezes na parte de baixo. E isso determinava os altos e baixos da vida de cada um, momentos de sorte e momentos de infortúnio. Ou seja, já naquela época, se sabia, que não importa quem você seja, tem momentos que você estará mais feliz do que nunca e momentos que você estará não tão bem assim. Faz parte da vida de todos. 🙂

Desenhos das Moiras e a roca de fiar

Pelos romanos, as Moiras eram conhecidas como Parcas. Elas eram tão poderosas, que nem mesmo Zeus, o senhos dos deuses poderia interferir nas decisões delas. E, vamos combinar, elas deveriam ser muito certinhas e justas, pois outras no lugar dela teriam feito um belo estrago e subjugado todos os deuses tomando o poder do mundo para si, né não? (taí uma boa ideia para game!)

As fofas eram chamadas Cloto, Láquesis e Átropos, e cada uma delas tinha uma função específica. Cloto – que em grego significa fiar – era quem segurava o fuso e tecia o fio da vida, e assim como Ártemis, às vezes atuava como deusa dos partos. Sua irmã Láquesis – que em grego significa sortear – puxava e enrolava o fio tecido, além de sortear e registrar os acontecimentos da vida daquele indivíduo que estavam tecendo. A última, e não menos importante, Átropos – significa afastar – era quem determinava o fim daquela vida. Era ela quem cortava o fio, a temida morte.

As Moiras da Disney
Cloto, Láquesis e Átropos, segundo o desenho da Disney, Hércules, eram bem feinhas e ceguetas.

Semana que vem, vou falar de um outro trio. É um trio ainda mais assustador que o de hoje: as Fúrias.

Até lá! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *